Assembleia aprova projeto que autoriza a elevação do lago da usina

12/04/2018

Assembleia aprova projeto que autoriza a elevação do lago da usina

Assembleia aprova projeto que autoriza a elevao do lago da usina
 

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (11) foi aprovado já no início da tarde o Projeto de Lei Complementar 102/16 que altera dispositivos da Lei Complementar nº 633, que dispõe sobre a exclusão de áreas de reserva e as destina para formação do lago artificial da barragem da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, para a conformação do lago artificial da barragem e otimização da geração do potencial elétrico.



Em suma, o projeto irá desafetar áreas de reservas ambientais e atingir famílias que vivem na região, além da possibilidade de aumentar o sofrimento para a população do distrito de Jacy-Paraná, em Porto Velho.



Com a aprovação do projeto, após muitos discursos inflamados de ambos os lados, fica a Santo Antônio Energia autorizada a aumentar em 0,81 cm o lago da usina para potencializar em 100% as seis turbinas extras construídas e que irão gerar energia para o Estado de Rondônia e Acre.



Na votação, nove deputados foram contrários a aprovação do projeto. Adelino Follador (DEM), Aélcio da TV (PP), Airton Gurgacz (PDT), Dr. Neidson (PMN), Hermínio Coelho (PCdoB), Jesuíno Boabaid (PMN), Lazinho da Fetagro (PT), Léo Moraes (Podemos) e Luizinho Goebel (PV). Uma ausência foi registrada do deputado Marcelino Tenório (PRP), que está em viagem. Outros 14 votos foram favoráveis, sendo assim aprovado e segue tramitação.

 


Fonte:Decom