DEPUTADOS PARTICIPAM DE DIA DE CAMPO DO CAFé CLONAL EM SERINGUEIRAS


Deputados participam de Dia de Campo do Café Clonal em Seringueiras

02/05/2017

Maurão e Lebrão destacaram a importância de fortalecer o setor produtivo

Deputados participam de Dia de Campo do Café Clonal em Seringueiras

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e o deputado José Lebrão (PMDB) participaram no final de semana de um Dia de Campo de Café Clonal, realizado na Linha 10 de Seringueiras, na região da BR 429. Na oportunidade, os parlamentares ressaltaram a importância de se fortalecer o setor produtivo, como forma de assegurar emprego e renda.



"O café é uma cultura que tem trazido uma boa renda aos produtores, além de gerar receitas ao Estado e aos municípios. Temos trabalhado para que haja a expansão da cafeicultura e é por isso que estamos aqui, prestigiando este evento tão importante", destacou Maurão.



A prefeita Leonilde Garda (PDT), o vereador Deroz da Linha 10 (DEM), secretários municipais, servidores da Emater e demais vereadores participaram do evento, que reuniu mais de 300 agricultores da região.



"O Vale do Guaporé é o celeiro do futuro de Rondônia, com a café, o inhame, o gado, o urucum e com a força de trabalho de homens e mulheres. E a Assembleia é parceira do setor produtivo, seja destinando emendas ou apoiando as ações do Governo para estimular este segmento fundamental para a nossa economia", disse Lebrão.



Aposta no café



O evento aconteceu na propriedade de 18,5 alqueires de Milton Campos, de 52 anos, que reside há 21 na Linha 10, mas somente nos últimos três anos se dedicou à cafeicultura.



"Comecei pequeno, mas sou pioneiro no plantio do café clonal aqui e estou satisfeito com os ganhos obtidos. Já estamos colhendo uma média de 120 sacas por hectare e a expectativa é de que essa produção aumente e chegue perto das 130 sacas, nesta próxima colheita", disse o entusiasmado produtor, que cuida de cinco hectares de clonal.



Apoio assegurado



No ano passado, uma emenda individual de Maurão garantiu apoio aos produtores rurais da mesma Linha 10, com a entrega de dois jatos pulverizadores, uma adubadeira, um perfurador de solo e uma roçadeira hidráulica, somando o valor de R$ 60 mil.



Para completar esse trabalho, o deputado fez a entrega de mais uma carretinha, que vai equipar o trator da associação dos produtores. Já para o projeto Porteira Adentro, Maurão destinou R$ 140 mil, com a finalidade de atender aos pequenos trabalhadores rurais com serviços de melhoria nas pequenas propriedades do município.



A mesma Linha 10, junto com as linhas 06 e 08, foram contempladas no ano passado, com calcário para atender os produtores rurais. O calcário já está sendo usado, principalmente por produtores de café, para a melhoria da produtividade.



Obras de drenagem



Acompanhado do vereador Deroz, Maurão de Carvalho (PMDB) vistoriou as obras de drenagem e pavimentação asfáltica, realizadas nas Avenidas Flamboyant e Jorge Teixeira, além das ruas adjacentes, totalizando 3.550 quilômetros das principais ruas e avenidas do município de Seringueiras.



As obras foram solicitadas junto ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER) pelo deputado Maurão e pôs fim às alagações na região central da cidade.

 


Fonte:Decom